- Agrupamento
- Observatório da Qualidade
- Pessoal Docente
- Alunos
- Atividades
- Bibliotecas Escolares
- Serviços Online
A Editorial Caminho atribuiu o 1º Prémio ao trabalho de Turma 4.º A2 , de entre 12.798 trabalhos apresentados, no ciclo de escolaridade a que pertencem, no Concurso Uma Aventura… Literária 2022, Muitos parabéns!
Muito obrigado a todos pela excelente participação no Concurso Uma Aventura… Literária 2022.
Este livro foi escrito por Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Foi ilustrado por Arlindo Fagundes, e pertence a uma coleção denominada “Viagens no Tempo”. É editada pela CAMINHO, volume 1, 10ª edição.
Esta obra relata-nos a história de dois irmãos que pensavam que iam ter umas férias maçadoras mas acabaram por ser as melhores de sempre. Conheceram D. Afonso Henriques, D. Egas Moniz e o seu filho mais velho, D. Lourenço, por quem a Ana se apaixonou. Tudo isto foi possível porque viajaram no tempo.
Adorámos a parte em que a Ana beijou D. Lourenço, e em que fugiram dos cavaleiros do Conde Argemiro.
Achámos surpreendente quando o Orlando cortou o freio do rapazinho e lhe permitiu falar com mais facilidade. Mas também achámos um pouco nojento comerem todos da mesma tijela e beberem todos do mesmo copo de vinho. Porém, essa e várias outras eram situações que aconteciam no século XII.
Rimo-nos muito quando o João gritou “Belzebu” para afastar os cavaleiros.
Sentimos que entrámos na história, pois ela tinha poucas imagens, o que nos obrigou a sermos nós a imaginar.
Ficámos impressionados quando soubemos como se faziam as tintas naquela altura.
Em geral, gostámos muito do livro, mas podia ter uma conclusão melhor. Gostávamos de saber o que aconteceu depois.
Nós vamos fazer uma crítica ao livro “Uma viagem ao tempo dos castelos,” cujas autoras são Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, as ilustrações são feitas por Arlindo Fagundes, a editora é a “Caminho” e é o número um, desta coleção.
Quando abrimos o livro já estávamos no capítulo I “Férias” e, pelo título, pensávamos que era mais descontraído, mas ao ler, confirmámos ser muito emocionante.
Para nós, o livro foi muito interessante, com muitas aventuras e situações divertidas. A melhor foi a viagem no tempo!
A imagem da máquina do tempo, no capítulo III, parecia um foguetão mas, quando percebemos que eram as luzes da máquina, ficámos espantados! Vimos que a máquina do tempo tinha vários ecrãs para os cientistas profissionais verem se as pessoas poderiam viajar no tempo.
Também gostámos muito da parte em que o Orlando cortou o freio ao menino, o que lhe permitiu falar com facilidade. A partir daí, o menino ficou melhor e não foi mais excluído.
No meio da aventura, o João, a Ana e o Orlando encontraram D. Afonso Henriques, Egas Moniz, o seu filho mais velho, D. Lourenço e D. Teresa, mulher de Egas Moniz.
Quando estavam a tentar ir para a máquina, encontraram guerreiros que foram atrás deles, arrombaram a porta do castelo e no final da aventura, o João gritou: Belzebuuu! (significa demónio), para os assustar e para eles pararem de os perseguir. Achámos esta parte muito engraçada, porque naquela época, as pessoas acreditavam em tudo e, claro, assustavam-se com muita facilidade!
Como o livro tem poucas imagens, não dava para observar, mas dava para imaginar. Por isso, foi muito interessante pois desenvolveu a nossa imaginação. No fim, percebemos que quando o João e a Ana estavam a pensar como iam contar ao Manuel a aventura que tinham vivido, era apenas a continuação do final.
O livro ” Uma viagem ao tempo dos castelos ” foi escrito por Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, ilustrado por Arlindo Fagundes. Este livro pertence à coleção “Viagens no Tempo”, editado pela Editora Caminho, volume 1. As personagens são: a Ana , o João e o Orlando.
A Ana e o João passaram as suas férias na casa da tia. Ela não os deixava sair do seu jardim, porque as pessoas da aldeia pensavam que dentro do castelo havia um bruxo ou um lobisomem.
Os dois irmãos achavam que as suas férias iam ser muito maçadoras, apesar de não saberem o que os esperava. Afinal, acabaram por encontrar D. Afonso Henriques e muitas outras pessoas ilustres da História de Portugal.
Gostámos desta história, porque tem poucas imagens, e isso permitiu-nos imaginar o que se estava a passar naquela altura. Achámos empolgante o beijo entre a Ana e o D. Lourenço.
Ficámos impressionados quando o Orlando cortou o freio ao menino que todos achavam que era deficiente. Também, achámos muito engraçada a forma como o João ajudou a D. Teresa Afonso, demonstrando grande preocupação. Adorámos quando regressaram ao castelo e se encontraram com os cavaleiros do Conde Argemiro. O João, para os afastar, gritou ” Belzebu” e foi muito emocionante!
Gostámos de aprender como eram as armas antigamente, o estilo de vida e o vestuário das pessoas. Nós queríamos que o livro contasse mais como foi a chegada do João e da Ana à casa da tia, na viagem de regresso ao presente.
Gostávamos que a história tivesse ainda mais emoção e ação e que a Ana deixasse de ser tão preocupada. Com este livro, os nossos conhecimentos expandiram-se mais quanto à História de Portugal.
As partes que nós mais gostámos foram quando o João se mascarou de anjo, apesar de não se parecer como um. Também adorámos quando eles descobriram que, afinal, não havia nenhum monstro dentro do castelo da aldeia.
As partes que nós não gostámos foram quando os caçadores apanharam os lobos, as lebres e o javali, tendo estes últimos servido de refeição e, por isso, achámos muito triste. Concluindo, o livro ensinou-nos bastante sobre a História de Portugal, o seu primeiro rei e como se fundou o nosso país. No geral, gostámos muito!
O livro “Uma viagem ao tempo dos castelos” das autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada é uma excelente leitura para todos aqueles que querem aprender História de Portugal de uma forma divertida.
Este livro descreve uma viagem fantástica ao século XII e leva-nos a conhecer momentos importantes dessa época, como a Batalha de S. Mamede e as conquistas de D. Afonso Henriques. Ficamos a conhecer também outras personagens relevantes como Egas Moniz, D. Lourenço e o conde Argemiro. Descobrimos situações incríveis que mostram como era a vida dos nossos antepassados. Os leitores deste livro vão ficar, de certeza, admirados com as aventuras das personagens Ana, João e Orlando. São aventureiros, corajosos e deparam-se com cenas incríveis e até assustadoras como caçadas a javalis e lobos. Podem ainda observar algumas injustiças, feitiçarias e costumes estranhos daquela época. Também haverá um pequeno romance que torna esta história ainda mais fascinante.
Amigos, leiam este livro porque irá deixar-vos muito mais curiosos em conhecer a História do nosso país e assim, aprender Estudo do Meio de uma maneira diferente e divertida.