manuais escolares

Disponibilizam-se, de seguida, os manuais escolares adotados nas escolas do Agrupamento Pedro Jacques de Magalhães. Escola Básica n.º 1 de Alverca do Ribatejo (Consultar aqui);Escola Básica da Quinta da Vala (Consultar aqui);Escola Básica de Alverca – Malva Rosa (Consultar aqui);Escola Básica n.º 4 de Alverca do Ribatejo (Consultar aqui);Escola Básica Pedro Jacques de Magalhães (Consultar aqui); Solicita-se aos encarregados de educação a aquisição do caderno de atividades, por se considerar…

Encontra-se a decorrer na Escola Básica/JI da Quinta da Vala, uma exposição de chapéus, enquadrada nas atividades do PAA (Encerramento do Ano Letivo).Esta exposição foi dinamizada pela Escola/JI com o empenho dos(as) professores(as)/educadoras e teve a estreita colaboração dos(as) encarregados(as) de educação, que aderiram à proposta e que em conjunto com os(as) seus/suas educandos(as) deram largas à sua imaginação. Os chapéus irão fazer parte de um desfile a realizar, no recinto…

2022/2023 RENOVAÇÕES AUTOMÁTICAS A renovação de matrícula é automática nas seguintes situações: Nas transições da Educação Pré Escolar; Na Transição para os 2.º, 3.º,4.º, 6.º, 8.º e 9.º anos; Em situação de Não Transição para os 5.º e 7.º anos. Neste processo de renovação automática, os(as) Encarregados(as) de Educação deverão efetuar a atualização de dados de 9 a 30 de junho, de acordo com os seguintes procedimentos: Atualização de dados…

Smart Talk's Os alunos do Clube de Informática - Programação e Robótica da Escola Básica Pedro Jacques de Magalhães e os alunos da turma 8.º C, no âmbito da disciplina de Ciências da Computação, realizaram uma Visita de Estudo ao Festival da Juventude, que se realizou na Escola Secundária Gago Coutinho, e participaram nas "Smart Talk's". As “Smart Talks”, com as participações da atleta de futsal Ana Catarina Pereira e da gestora Ana Carolina…

O estuário do Tejo é rico em espécies animais e vegetais. O DAC da turma G, do oitavo ano, conduziu os alunos à descoberta dessa biodiversidade e da tomada de consciência que todos devemos participar e contribuir para um desenvolvimento integral e sustentável. Somos responsáveis, no amanhã, pelo uso de recursos que fazemos hoje. O Tejo é vida, há que preservá-la! https://youtu.be/enSjKopHauo

No âmbito do DAC “Portugal é Mar”, desenvolvido nas turmas do 8.º D e 8.º G, nas disciplinas de Português e Educação Visual, os alunos, após estudo do texto dramático Aquilo que os olhos veem ou o Adamastor, de Manuel António Pina, realizaram uma visita de estudo ao teatro e reescreveram a última cena do texto. Posteriormente, procederam à ilustração da obra trabalhada. Parabéns aos alunos pelo excelente trabalho realizado!

No dia 06 de junho de 2022, o Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães, esteve representado nas Olimpíadas da Robótica, na Escola Secundária de Gago Coutinho, com a participação na mostra de projetos onde apresentámos projetos do 1.º ciclo, das disciplinas de TIC e de CC, e do Clube de Informática - Programação e Robótica. Ao longo do dia participámos ainda com 8 turmas nas Oficinas para Alunos nos…

No dia 14 de junho, os alunos da turma G, do 7.º ano, finalizaram a concretização dos seus trabalhos de Ciências Naturais e Físico-química (CFN) realizados no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular, subordinados ao tema “Conhecer melhor a Terra” com uma exposição e uma atividade que juntou os alunos da turma, as professoras Ângela Silva e Iolanda Farias e um grupo de três alunos do 4.º ano da escola…

A turma A do sétimo ano trabalhou ao longo do ano letivo o tema "Conhecer Melhor a Terra" nas disciplinas de ciências naturais e físico-química num Domínio de Autonomia Curricular cujo vídeo resumo se apresenta...  https://youtu.be/_alpTz3eCik

Os professores de Português dos 2.º e 3.º Ciclos, no corrente ano letivo, com o objetivo de promover o gosto pela poesia, propuseram aos alunos dos 6.º, 7.º, 8.º e 9.º anos a redação de textos poéticos. Cada turma concorreu com um poema previamente selecionado em aula, tendo sido atribuídos certificados e prémios ao vencedor de cada ano de escolaridade. No 6.º ano, o poema vencedor é da autoria da…

Todas as turmas do 9.º ano da Escola Pedro Jacques de Magalhães participaram no concurso literário de escrita criativa “Na pele de Mestre Gil”. O concurso foi dinamizado pelo grupo de professores de Português do 3.º ciclo da Escola Básica Pedro Jacques de Magalhães.   Salienta-se a qualidade dos vários textos levados a concurso, que fomentam não só a escrita criativa, como também o gosto pelo texto dramático.   De…

Os professores de Português dos 2.º e 3.º Ciclos, no corrente ano letivo, proporcionaram a todos os alunos da Escola Básica Pedro Jacques de Magalhães o contacto com as artes performativas através da realização de visitas de estudo ao teatro. As turmas do 7.º ano assistiram à peça Leandro, rei da Helíria, de Alice Vieira. As turmas do 8.º ano assistiram à representação da peça Aquilo que os olhos veem…

As professoras Catarina Correia e Marina Caetano ao longo do ano letivo realizaram trabalhos de perspectiva Cónica, embalagem e abstracionismo com base na visão do real, transformação e a abstração dos artistas Miro e Matisse. Por último homenagearam a grande artista portuguesa que nos deixou fisicamente na semana passada com a realização de um trabalho com base na sua obra que muito os honrou.