No âmbito do trabalho desenvolvido no Plano de Ação e Desenvolvimento Digital de Escola, do Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães foi proposta a realização de um evento híbrido denominado 1.º Encontro Pedagógico “Aprender Sem Fronteiras”. Neste evento híbrido, que conta com apoio / colaboração da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, da Associação SomosSolução e do  Centro de Formação do Alto Minho, CENFIPE, pretende-se que os docentes tenham a possibilidade de participar em várias sessões de trabalho / Workshops direcionados para áreas curriculares específicas em modo de aprendizagem híbrida. Esta experiência formativa, decorrerá em três momentos:

  • Dia 9 de setembro:
    • durante a manhã será feito um painel sobre o papel do docente e a sua importância para uma sociedade mais informada e preparada, bem como dos PADDE e da sua importância para as escolas;
    • durante a tarde dois workshops com a realização de tarefas a aplicar no ano letivo que agora inicia;
    • Todas as sessões serão presenciais para os docentes do concelho de Vila Franca de Xira e grande parte dos docentes formadores pertencem às diferentes escolas do concelho;
  • Dia 17 de setembro todos os docentes têm a possibilidade de assistir a uma conferência online sobre avaliação e educação encerrando-se aqui as jornadas.

Por motivos técnicos, os workshops do dia 9 de setembro, estão limitados a 10 presenças físicas (docentes do concelho de VFX) e 20 presenças digitais (de qualquer concelho).

Devido às limitações do espaço físico, serão aceites as primeiras 80 inscrições para as sessões presenciais, exclusivas para os docentes do Concelho de Vila Franca de Xira e 160 inscrições para a participação online.


Poderá consultar a agenda provisória aqui.


Link para a inscrição:

Este evento será uma Ação de Curta Duração acreditada pelo CENFIPE que requere registo na plataforma e inscrição prévia. Para já, poderá fazer a sua pré-inscrição aqui e registar-se aqui (caso pretenda o certificado de Ação de Curta Duração).

Brevemente será disponibilizado o link para a inscrição na ACD através do CENFIPE.

Contamos com a vossa presença.