- Agrupamento
- Observatório da Qualidade
- Educação Inclusiva
- Pessoal Docente
- Alunos
- Atividades
- Serviços Online
- Bibliotecas Escolares
Após a receção dos participantes na mobilidade, que contou com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Dr. Fernando Paulo Ferreira, e da vice-presidente e vereadora da Educação, Dr.ª Marina Tiago, a Sr.ª Diretora do Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães, Dr.ª Cristina Silva, fez a declamação da segunda parte “Mar Portuguez – O Infante” da obra Mensagem, de Fernando Pessoa, dada a importância do mar na história de Portugal.
Seguiu-se a apresentação de algumas danças e músicas, por parte de um grupo de alunos que frequentou o regime de ensino articulado entre a escola e o Conservatório Regional Silva Marques.
Antes de fazer uma pequena pausa, os professores e os alunos foram conhecer os diferentes espaços escolares (salas, laboratórios, horta pedagógica, entre outros) tendo, de seguida, cada grupo de alunos dos países participantes apresentado as características matemáticas e históricas de um edifício emblemático.
Depois do almoço, na sala dos Ambientes Educativos Inovares, foi feita a Ice Break activity “Bridges – Connecting People”. A atividade iniciou-se com uma apresentação, a nível histórico e matemático, de uma ponte emblemática de cada região dos países participantes. De seguida, os alunos e professores foram desafiados a construir uma ponte com esparguete, fio e fita-cola, que conseguisse suportar um marshmallow no centro. Nesta atividade pretendia-se que os alunos dos vários países trabalhassem em conjunto, promovendo a troca de ideias e estratégias para a resolução de um desafio.
Seguem os registos dos trabalhos finais do desafio do Marshmallow.
Por fim, foi dinamizada a atividade “Matemática e Realidade Virtual”, que consistiu numa visita virtual à cidade de Vila Franca de Xira recorrendo a imagens 3D captadas pelos alunos e com a narração realizada pelos alunos.
Para aceder à visita virtual, em inglês, clique abaixo.
Comments are closed.