- Agrupamento
- Observatório da Qualidade
- Pessoal Docente
- Alunos
- Atividades
- Bibliotecas Escolares
- Serviços Online
A turma H do sétimo ano decidiu dedicar-se, no decorrer deste ano letivo, à exploração espacial. A turma pretende descobrir a existência de exo planetas habitáveis e recorreu à colaboração de vários especialistas na matéria para levar a cabo a sua missão.
Assim, começámos por construir diversos modelos do Sistema Solar para conhecer melhor o nosso Sistema Planetário. Estudámos distâncias dentro e fora do Sistema Solar e percebemos que a nossa missão espacial “à procura de exo planetas habitáveis” será uma aventura a longo prazo.
No dia 26 de novembro, recebemos a astrofísica Rosa Doran (da ONG NUCLIO), na sala de controlo da nossa missão espacial – lab 06, no âmbito da parceria estabelecida com esta organização e do projeto internacional “Our Space Our Future”. Nesta sessão, estabelecemos os objetivos da nossa missão espacial, identificámos profissões necessárias para assegurar o sucesso da missão e estabelecemos metas de trabalho para a missão.
No dia 30 de novembro, participámos na Oficina de Trabalho “Spacecraft Materials”, em colaboração com o professor Rui Patrício, onde observámos e analisámos propriedades físicas de diversos materiais, de maneira a identificar as propriedades adequadas para a construção de sondas e naves espaciais.
No passado dia 10 de dezembro, participámos numa videoconferência com João Lousada, o astronauta análogo do ÖWF e comandante da missão AMADEE-20. Um astronauta análogo é alguém que participa em missões de simulação de ida ao espaço, o que é muito útil, porque ajuda a preparar as missões ao espaço. João Lousada participou em missões simuladas, como por exemplo, uma ida a Marte. Na videoconferência, foram abordados os temas da estação espacial, a vida no espaço, a habitabilidade em Marte, entre outros.
No passado dia 17 de dezembro, recebemos por videoconferência o astrofísico Gustavo Rojas, que colaborou connosco no desenvolvimento do tema “Exo planetas e condições de habitabilidade”. Trocámos impressões sobre métodos de descoberta de exo planetas e as suas características e discutimos as condições de habitabilidade necessárias à vida humana.
Finalmente, descobrimos alguns exo planetas que poderão ser úteis para a nossa missão espacial.
Entretanto, a nossa missão continuará no segundo período. Se quiseres conhecer melhor o nosso trabalho, vem ter connosco!
Os jornalistas espaciais:
Alice Valentim
André Castelo Branco
Rodrigo João