Decorreu, entre os dias 06 a 11 de maio, a última mobilidade (C6) do projeto Erasmus+, Ludanta Kune, da qual deixamos um breve registo, sabendo, de antemão, que não há foto nem vídeo capazes de expressar o quanto “brincámos todos juntos…” e fomos felizes! 

Como referiu a Coordenadora (Espanha), na festa de despedida, como traduzir a emoção vivida por cada um dos participantes deste projeto, pais e encarregados de educação, alunos, professores, comunidade… ao longo deste tempo em que partilhámos tantas experiências e aventuras? As impressões das crianças e as mudanças observadas no seu comportamento (o riso, os sorrisos, as lágrimas de alegria, em cada reencontro), têm sido os critérios/ferramentas que melhor avaliam o que temos feito. Estou em crer que esses resultados são sustentáveis em cada uma das seis escolas que participaram no Erasmus. 

O Ludanta Kune foi uma proposta pluricultural e inclusiva que trabalhou o desenvolvimento das habilidades físicas e sociais dos nossos alunos e ajudou-os a tornarem-se cidadãos europeus empáticos, inclusivos e socialmente mais qualificados.  

Deixo uma breve nota final, pois tive o privilégio de coordenar o Ludanta Kune e quero expressar a minha gratidão a todos quantos me acompanharam, ao longo do tempo de duração do projeto, a quem reconhecidamente deixo o meu bem haja, pelo empenho, dedicação e por acarinharem um projeto que faz de nós melhores seres humanos. 

A Coordenadora do Ludanta Kune
Paula Maria Filipe Martins