- Agrupamento
- Observatório da Qualidade
- Educação Inclusiva
- Pessoal Docente
- Alunos
- Atividades
- Serviços Online
- Bibliotecas Escolares
A proposta de trabalho Ilustrações à Procura do Poema Certo envolveu os alunos do 8.º ano num projeto de articulação disciplinar que pretendia promover a leitura, incentivar o contacto com a Biblioteca Escolar e estimular a criatividade e a criação artística.
A proposta desenvolveu-se em três fases articulando conhecimentos de Português e Educação Visual com a logística e procedimentos da Biblioteca.
Na primeira fase do trabalho, os alunos foram incentivados a criar uma ilustração, seguindo um tema com o qual se identificassem.
Na segunda fase, já com a ideia da ilustração maturada, foi pedido aos alunos que encontrassem, pesquisando na Biblioteca ou em sites de referência como o portal da literatura, um poema que se relacionasse com o tema proposto e a ilustração desenvolvida. Nesta fase, alguns alunos arriscaram ser poetas e conseguiram surpreender com os poemas criados. A partir desse momento, os alunos passaram a ter de combinar imagem e texto, numa lógica complexa de trabalho final, onde exploraram a composição, o peso visual das formas, o desenho de síntese e os contrastes cromáticos.
Na terceira fase, os alunos conceberam uma exposição de trabalhos que integrou a celebração do Dia Mundial da Poesia cumprindo, assim, com empenho, organização e criatividade os objetivos propostos.