No dia 27 de abril decorreu na Escola Básica Pedro Jacques Magalhães a 1.ª fase das Olimpíadas de Química Júnior, organizada pelos professores da disciplina de Físico-Química e que contou com a presença de alunos de diversas turmas dos 8.º e 9.º anos. Nesta etapa foram selecionados três alunos que participaram com entusiasmo na fase distrital: Beatriz Oliveira, do 9º D, Diogo Lemos do 9.º C e Joana Oliveira do 9.º F. A experiência da fase distrital a qual decorreu no dia 7 de maio no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, foi relatada por uma das participantes…

Ser Químico por um dia

Partimos de manhã cedo, de comboio, em direção ao Instituto Superior Técnico de Lisboa, para participar nas Olimpíadas da Química. Ao chegarmos, fomos muito bem recebidos pelos professores responsáveis e pelas alunas universitárias que nos ajudaram ao longo da prova. Quando todas as equipas já estavam presentes, subimos para começar a realizar as provas: a 1ª prova que nos calhou foi a prova teórica. A minha equipa era composta por 3 pessoas, eu e mais outros dois alunos; não achamos a prova nem muito fácil nem muito difícil, uma vez que havia perguntas que não fazíamos a menor ideia e outras que sabíamos bem a resposta. Depois desta prova, levaram-nos para um laboratório, para realizarmos a 2º prova: a prova prática. Posso dizer que foi a prova que mais gostei, uma vez que pude ver como eram os laboratórios: muito profissionais e enormes. Por outro lado, tive pena pois não fizemos quase nenhuma experiência. 

Provas feitas, fomos comer o lanche que nos tinham preparado e assistir a uma palestra, enquanto esperávamos pelo resultado dos prémios. Quando acabou, viemos de regresso a casa.

Beatriz Oliveira, Nº4, 9ºD