Entre 9 e 14 de fevereiro de 2020, no âmbito do Projeto Erasmus foi realizada a quarta e última viagem de intercâmbio, desta vez com destino a Lohmar (Colónia), na Alemanha. Participaram nove alunos do 9.º ano, acompanhados por duas professoras, Catarina Correia e Ana Cristina Pereira, Diretora do Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães.

Este projeto, no qual estiveram envolvidos a Alemanha, Itália, Malta e Portugal teve como principal objetivo, fomentar nos alunos o desenvolvimento de competências para a entrada no mercado de trabalho Europeu.

Domingo, dia 9 – A nossa viagem começou!

O avião partiu às 15h do aeroporto de Lisboa. A viagem foi atribulada, devido à tempestade Sabine, mas chegámos sãos e salvos a Colónia, por volta das 19h. 

Segunda feira, dia 10 – Os nossos planos foram alterados.

Pelo facto de as escolas alemãs terem encerrado, devido ao mau tempo, não pudemos proceder ao início das atividades como previsto. Em alternativa, fomos jogar Bowling, e foi então que conhecemos e reencontrámos os colegas das outras escolas que, como nós, estão no projeto. À tarde, dirigimo-nos, à cidade de Siegburg, onde visitámos a igreja Sankt Michael.  

Terça feira, dia 11 – Fomos pela primeira vez à escola dos nossos anfitriões, em Lohmar.

Da parte da manhã, assistimos a algumas aulas e percebemos algumas das diferenças entre o nosso sistema de ensino e o alemão. Posteriormente, tivemos um encontro na escola, com representantes de várias empresas locais, com os quais tivemos de comunicar e utilizar algumas técnicas de entrevista de emprego. (speed-dating). À tarde fomos a Colónia, onde visitámos a majestosa catedral gótica (uma das maiores da Europa) e uma antiga prisão da Gestapo, utilizada durante a 2.ª Guerra Mundial e transformada depois em museu.  

Quarta feira, dia 12 – Passámos o dia na empresa Ford, situada nos arredores de Colónia.

Cumpridas todas as regras de segurança, visitámos o Centro de estágios da empresa e colocámos várias questões aos alunos estagiários. Percorremos, também o edifício onde é fabricado o carro Ford Focus e ficámos muito impressionados com a quase inexistência de mão de obra humana e com os cerca de 700 robots de grandes dimensões que, de forma autónoma, “trabalham” naquele espaço a encaixar as peças dos automóveis.

Quinta feira, dia 13 – Começámos o dia com a sessão de entrega dos certificados, presidida pelo Diretor da escola.

Ainda de manhã, e debaixo de alguma chuva, tivemos hipótese de fazer compras. À tarde, fomos para a cidade de Bona, onde visitámos o Museu de História da Alemanha (“Haus der Geschichte”). Este museu, muito apelativo e bem organizado, conseguiu dar-nos uma perspetiva social, política e económica da Alemanha, desde a segunda guerra mundial até à atualidade.

À noite, tivemos direito a uma festa de despedida, na qual estiveram todos os alunos e professores envolvidos no projecto.

Sexta feira, dia 14 – Foi o último dia em Lohmar. Pela manhã encontrámo-nos na escola e, de malas feitas, despedimo-nos de todos e regressámos a Lisboa.

Carolina Ferreira, 9ºE